Consultoria para reforma de cozinha

Os clientes já haviam comprado o piso e o revestimento para as paredes quando me chamaram para esta consultoria.

Havia dúvidas sobre a melhor maneira de otimizar o layout, já que a cozinha era pequena em relação ao tamanho da casa. Eles queriam ampliar, pois não havia uma copa para atender a todos os moradores, e a pequena bancada acabava prejudicando o fluxo da circulação na cozinha.

15x15_2079

A lavanderia anexa tinha praticamente a mesma metragem da cozinha, então sugeri que fizéssemos a copa lá, pois haveria espaço para todos sentarem-se ao redor de uma mesa confortável para as refeições em família.

Foi fácil transferir as instalações de tanque e máquina de lavar roupas para a área externa coberta, e assim ganhamos uma copa bem espaçosa integrada com a cozinha.

Completamos o rebaixo em gesso para poder adequar a nova iluminação e sugeri um revestimento com textura na parede de fundo e uma mesa de demolição para compor com as cadeiras que eles já tinham e dar mais charme ao novo espaço.

A-D-2

O reaproveitamento das bancadas era indispensável para eles, então criamos um armário de apoio sob a bancada existente da antiga lavanderia, e reposicionamos o trecho menor da bancada da cozinha em sequência com a que já havia do outro lado, mantendo duas áreas molhadas.

A-D-3

Isso também possibilitou que freezer e geladeira ficassem juntos, e a organização da cozinha flui melhor. A retirada da alvenaria que dividia os dois espaços acabou gerando também conforto térmico. Os clientes relataram que não precisam mais ligar o ventilador, já que a ventilação cruzada não deixa o calor do fogão ficar concentrado.